quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Sobre um time de futebol

Quatro letras, um destino: SINA. Eu não sou supersticioso. Não sei se é bem superstição a palavra, acho que é mais sina mesmo. Não é o goleiro, não é o juiz, não é o meia-armador, não é o doping, não são os 44m do segundo tempo. Acho que é sina mesmo. Contra o destino, dá para tentar mudar. Contra a sina não. A sina gruda, a sina adentra, a sina impregna. Não tem explicação. Para tudo na vida, no mundo há explicação, para a sina não há. É um fenômeno, não sei se posso chamá-la assim, pois não tem sinônimo, não tem definição, não tem nada. São quatro letras. Quem será que inventou essa palavra. Não olho a definição no dicionário porque assim ela é ainda mais auto-explicativa. Mais interpretativa. E também, confesso, tenho um pouco de medo. Não sei se existe em outras línguas. Não precisa. Só que no Brasil, ela precisa existir. Mais precisamente no Rio. Porque só ela pode explicar. Não é o goleiro, não é o destino. Não é o juiz, não é azar. Não é nada. Ou melhor, é sim. É tudo. Poderia ser o feminino de sino, mas era muito pouco para ela. Sino significa o mesmo para mim, para você, para o Tom Cruise, para o Papa. Mas ela é muito mais do que uma fêmea de um troço que faz barulho e fica em igrejas. Portanto, possivelmente você não entende bem o que eu quero dizer. Essa declaração não é de um torcedor de futebol revoltado, é um simples desabafo de quem acha que essa palavra é pouco explorada. Mas eu sei bem o que ela significa. Eu acredito nela. Mas ela é ruim. Muito ruim. Mas um dia eu pego ela. Nem que eu tenha que fazer da parte da próxima comissão do Aurélio.

Júlio

2 comentários:

Anônimo disse...

É, Júlio. Chora na cama que é lugar quente. No que diz respeito ao alvi-negro, sina significa goleiro e cavalo paraguaio. Ahh... significa Jorge Henrique sem poder de decisão e Dodô sem cafezinho.
Confesso que ontem fiquei com pena do fogo e do Willow que deve ter arrancado os cabelos e as sobrancelhas.

Sorte na próxima temporada. Quem riu do alvi-negro se fudendo na libertadores, chora de desgosto.

Unknown disse...

confesso que perdi o meu respeito pelo botafogo...depois dessa nao da mais para acreditar que sairá algo de bom desse grupo "vencedor" que so perdeu.