domingo, 19 de agosto de 2007

A Grande Depressão

Sempre que fico triste, me refugio na economia. Os números, os índices e a gritaria walstreetiana me causam um efeito quase lisérgico. Ontem, naquela depressão típica dos fins-de-tarde de sábado, peguei a seção de economia do jornal. Li, reli, "trêli"...fiquei ali, meia hora, uma hora, duas...até que me flagrei babando sobre o jornal.
A economia é a ciência humana mais interessante, mais intrigante de todas, porque é um lobo em pele de cordeiro- muitos ainda pensam que é uma ciência exata. Não é. Nunca será. Ela é feita por homens, e é tão imprevisível quanto estes. Prova disso é que os economistas estão sempre errados.
Essa nova crise das hipotecas é didática. O que causou tamanho rebuliço nas bolsas? Uma crise final do capitalismo? Um fenômeno extraordinário vindo das entranhas dos sistemas monetários inter-galácticos? Não. Apenas a simples cretinice e irresponsabilidade de meia dúzia de bancos, investidores e agências de risco, procurando o lucro fácil. Nada mais mesquinho, vil, egoísta - humano.
Depois de duas horas na seção de economia, não resisti - voltei para minha depressão. Minha Grande Depressão.


Dan

Um comentário:

Anônimo disse...

Dan é rei!