quarta-feira, 25 de junho de 2008

Intercambio

Agora que a viagem vai se aproximando do fim eh o tempo de assimilacoes e percepcoes. A primeira delas eh que intercambio eh uma experiencia muito intensa, em todos os sentidos. Aqui os sentimentos, os momentos parecem ser, no minimo, multiplicado por dois. Estar num pais no qual voce nao domina a lingua perfeitamente, sem seus amigos, sua familia eh um desafio. Por isso que eu acho que eh tao interessante. Se, como dizem, os homens sao movidos a desafios, esse eh um dos grandes.
Aqui, pensar eh uma atividade intensa. Alem dos lugares, das novidades, eu gosto de pensar sobre a viagem em si. Como se fosse uma coisa a parte. Eu nao sei se com todo mundo eh assim, mas eu senti essa viagem. Eh a maior coisa que eu ja fiz na minha vida. Eu prefiro usar maior do que melhor. Nao porque nao tenha sido, mas acho que a palavra mais apropriada eh a primeira, no sentido de grandiosidade; intensidade.
Morar com gente que voce nao conhece, as vezes nao ter com quem compartilhar certos sentimentos. Aqui eh preciso se reiventar, se redescobrir.
Eh como se fosse um parenteses na sua "real life". Comecar do zero. Fazer novos amigos, se adaptar a outra cultura, outra lingua.
Tem gente que nao aguenta. Vem para ca e so quer ficar no computador pensando no Brasil, na vida real. Por sinal, o que mais acontece aqui eh as pessoas trazerem o Brasil para ca. So andam entre brasileiros e ficam aqui seis meses, um ano, sem falar ingles. O que ate certo ponto torna as coisas mais faceis. Porque falar outra lingua, conhecer pessoas de outro pais exige esforco. Mas eh isso que enriquece.
Por isso que eu acho que o fundamental de um intercambio eh compreende-lo. Eh uma oportunidade de entender e aprender com outras culturas. E quando voce passa os obstaculos iniciais, os beneficios de falar outra lingua e estar apto a conversar e realmente "intercambiar" cultura eh muito rico e, para mim, motivo de orgulho.
Enfim, acho que so vai cair a ficha dessa trip realmente quando eu voltar e talvez ate demore um pouco. Mas acho que eh esse tipo de experiencia que torna a vida mais intensa; maior.

Julio,
San Diego, Ca

Um comentário:

Chico Trigo disse...

Ainda vivo?

Semserifa temporariamente no AR!